[weglot_switcher]

Marcelo agradece a Costa por “solidariedade institucional” que “funcionou ao longo dos últimos oito anos”

“A solidariedade institucional funcionou ao longo dos últimos oito anos que foram diferentes, com três Governos diferentes entre si”, referiu o Presidente da República no último encontro institucional com o primeiro-ministro que agora cessa funções.
Marcelo Rebelo de Sousa
25 Março 2024, 15h03

No último Conselho de Ministros do Governo liderado por António Costa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agradeceu ao primeiro-ministro cessante pelo serviço prestado, num momento em que este também considerou que a solidariedade institucional sempre funcionou ao longo dos últimos anos.

“A solidariedade institucional funcionou ao longo dos últimos oito anos que foram diferentes, com três Governos diferentes entre si. O primeiro com uma fórmula nunca experimentada na política portuguesa, o segundo com uma fórmula que era parecida com a primeira, mas não exatamente igual e o terceiro de maioria absoluta”, sublinhou Marcelo.

O chefe de Estado salientou a dificuldade de “em situações diferentes, manter o mesmo patamar e nível de solidariedade nacional”: “Não há muitos casos que se possam encontrar na política institucional portuguesa”, referiu.

“Houve sempre acordo? Não houve, mas houve sempre um bom relacionamento institucional, mais do que isso houve solidariedade nacional”, destacou Marcelo, acrescentando que “deve ser assim tanto quanto possível o chefe de estado e o chefe do Governo mesmo que tenham pontos de partida diferentes”.

O Presidente da República aproveitou ainda para agradecer “àqueles que serviram neste Governo”. “Os que serviram ao longo destes oito anos tiveram um grau de exigência maior”, considerou.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.