[weglot_switcher]

Marcelo confirma que visitas ao Vaticano e a Espanha serão as primeiras do segundo mandato (com áudio)

Encontros com o Papa Francisco e o rei de Espanha nas primeiras visitas de Estado. “Os segundos mandatos são sempre mais difíceis do que os primeiros”, admitiu Marcelo enquanto caminhava para a Assembleia da República, onde decorre nesta terça-feira a cerimónia de tomada de posse.
Rui Ochoa / Presidência da República / Lusa
9 Março 2021, 10h29

O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa, confirmou que as primeiras visitas de Estado do seu segundo mandato serão ao Vaticano e a Espanha, sendo o primeiro chefe de Estado a encontrar-se com o Papa Francisco depois da sua visita ao Iraque.

Em declarações a jornalistas, durante uma caminhada da casa dos seus pais, onde passou a noite, até à Assembleia da República, onde decorre a partir das 10h30 a cerimónia de tomada de posse, Marcelo Rebelo de Sousa disse também que só comentará os dados sobre a evolução da pandemia de Covid-19 comunicados na segunda-feira na reunião do Infarmed, e o plano de confinamento que será apresentado pelo Governo nesta quinta-feira, depois de tomar posse.

Admitindo que “os segundos mandatos são sempre mais difíceis do que os primeiros”, Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda assim que “já conhece o cargo e sabe que é mais pesado”. Os principais desafios que enunciou foraam “vencer a pandemia, vencer a crise económica e social e evitar crises políticas”.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito a 24 de janeiro, com 60,7% dos votos, tornando-se o quinto Presidente da República eleito por voto universal a cumprir um segundo mandato, depois de Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.