[weglot_switcher]

Marcelo dá ‘luz verde’ a isenção do IMT e Imposto Selo para jovens até 35 anos

Isenção total serve para as habitações próprias e permanentes até aos 316.772 euros.
31 Julho 2024, 13h04

O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que visa a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e do Imposto de Selo para os jovens até aos 35 anos na aquisição da primeira habitação própria e permanente. A promulgação aconteceu esta sexta-feira, com a isenção a entrar em vigor ao dia de amanhã.

Recordar que a isenção serve para as habitações até aos 316.772 euros.

“O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece isenções e reduções de emolumentos devidos pelo registo da primeira aquisição, por jovens com idade igual ou inferior a 35 anos, de imóvel destinado a habitação própria e permanente e pelo registo da hipoteca que se destine a garantir o mútuo concedido para aquela aquisição”, lê-se na publicação no site da Presidência.

Desta forma, Marcelo Rebelo de Sousa permite a entrada em vigor da medida já anunciada pelo Governo. Assim, os jovens até aos 35 anos vão evitar o pagamento do IMT e do Imposto de Selo na compra da primeira casa.

Lembrar que há isenção parcial para imóveis até aos 633.453 euros, aplicando-se a taxa correspondente a esse escalão (8%).

Esta medida apenas inclui a compra de prédios urbanos ou frações autónomas de prédios urbanos destinados para habitação própria e permanente, estando excluída a compra de terrenos para construção. Fora desta oportunidade estão os dependentes para efeitos de IRS no ano em que efetuam a compra.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.