[weglot_switcher]

Marcelo: Pico da Covid-19 pode ocorrer “pouco depois de 14 de abril”

Marcelo Rebelo de Sousa destacou que a curva epidémica em Portugal está a ter um desempenho melhor face à de outros países, comparando o número de contaminados, de internados, de internados em cuidados intensivos, e também de mortos.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
24 Março 2020, 14h03

O Presidente da República disse hoje que o pico da curva epidémica em Portugal pode ocorrer depois de 14 de abril. Esta data tem sido avançada pelo Governo como a mais provável para ocorrer o número máximo de casos em Portugal.

“O tal pico, o momento de estabilização, pode ser um pouco depois de dia 14 de abril. Pode deslocar-se para uma data posterior”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa esta terça-feira, 24 de março.

À data de hoje, Portugal conta com um total de 2.362 casos positivos, mais 302 face a segunda-feira, uma subida diária de 15%. Já o número de vítimas mortais subiu de 23 para 29 no espaço de 24 horas, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O Presidente falava à comunicação social após uma reunião no Infarmed (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde) onde também participou o primeiro-ministro.

“Saio menos preocupado [da reunião] porque estamos mais unidos, vai haver mais informação da parte dos especialistas, os portugueses estão a fazer com que a curva [epidémica] não seja a curva de outros países, comparando o número de contaminados mas de internados, e de internados em cuidados intensivos, e também de mortos”, declarou.

Marcelo sublinhou que as autoridades portuguesas têm tido a preocupação do “crescimento [da curva epidémica] ser menos exponencial, menos acentuado”, de forma a que a “pressão sobre o sistema de saúde ser menor, o número de contaminados ter crescido ao nível do que se esperava”.

A preocupação em manter a curva epidémica estável prende-se com uma menor pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS) para que não aconteça como em Itália, onde o elevado número de casos está a fazer o sistema de saúde colapsar.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/covid-19-dgs-anuncia-29-mortes-e-2-362-casos-confirmados-564940

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.