[weglot_switcher]

Marcelo tenta travar a saída de Centeno do Ministério das Finanças

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está preocupado com o impacto económico da crise da Covid-19, que o levou a decretar o Estado de Emergência nacional na passada quarta-feira, e quer que o ministro das Finanças, Mário Centeno, se mantenha no cargo devido às grandes incertezas sobre o futuro.
  • Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República handout via Lusa
21 Março 2020, 09h42

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber, na próxima segunda-feira, o ministro do Estado e das Finanças, Mário Centeno, no Palácio de Belém. O chefe de Estado está preocupado com o impacto económico da crise da Covid-19, que o levou a decretar o Estado de Emergência nacional na passada quarta-feira, e quer que Mário Centeno se mantenha no cargo devido às grandes incertezas sobre o futuro, avança o jornal “Expresso”.

Segundo o “Expresso”, a reunião de Marcelo Rebelo de Sousa com Mário Centeno terá dois grandes temas. Primeiro, “a avaliação das consequências orçamentais da crise e das medidas que estão a ser tomadas”. Já o segundo tema tem “provavelmente maior importância política” e trata-se de uma tentativa por parte do Chefe de Estado de convencer o ministro a recuar na sua decisão de deixar o Ministério das Finanças até ao final do primeiro semestre.

Tal como já tinha sido noticiado, o plano de Mário Centeno era abandonar o Governo entre junho e julho. O timing é o mesmo do final do mandato do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, função para a qual o atual presidente do Eurogrupo tem sido apontado.

Marcelo Rebelo de Sousa não quer, no entanto, que Mário Centeno abandone o cargo de ministro das Finanças “numa altura em que são enormes as incógnitas sobre a situação financeira internacional e a situação económica e financeira de Portugal à luz da crise”.

Ao Jornal Económico, alguns economistas admitem a possibilidade de uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de mais de 4% devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.