Nasceu em Olhão, passou a infância em Vila Real de Santo António e mudou-se aos 15 anos para Lisboa, onde, com os três irmãos, continuaria os estudos. O curriculum e a licenciatura em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), concluída com 16 valores, valeram-lhe a entrada em Harvard. No entanto, nunca esqueceu as raízes. Aliás, o ministro das Finanças foi mesmo homenageado em Vila Real de Santo António, no âmbito do Dia da Fundação da Cidade, com a Medalha de Mérito Municipal pelo seu “brilhante percurso académico” e “carreira internacional de sucesso” na área da Economia.
Filho de uma funcionária dos CTT e de um bancário, regressou a Lisboa com a mulher e os três filhos em 2000, onde entrou no Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, tendo sido nomeado diretor-adjunto do departamento quatro anos depois, cargo que ocupou até ao final de 2013.
“Harvard foi uma revolução na minha forma de ver a economia em quase tudo”, disse Manuel Centeno, numa recente entrevista à revista Visão. “Tornei-me muito mais sensível à relação entre a economia e as pessoas”. É que, salientou, “por vezes, a macroeconomia esquece-se que do outro lado estão as pessoas”. E o exemplo que deu dessa situação é que “quando o anterior Governo pensou nestas medidas, achou que os jovens acomodariam o seu nível de vida e que ficavam cá a empobrecer. Isso não aconteceu”.
Durante o seu período no Banco de Portugal, Mário Centeno foi um dos autores de um estudo sobre o salário mínimo nacional, que aponta fragilidades ao seu aumento.
“Globalmente os resultados apontam para um efeito negativo de aumentos do salário mínimo do emprego de trabalhadores com baixos salários, que tem como contrapartida pequenos ganhos salariais”, lê-se no estudo ‘O Impacto do Salário Mínimo sobre os Trabalhadores’, publicado no outono de 2011.
Segundo os amigos mais próximos do ministro, os choquinhos fritos com tinta são uma das especialidades gastronómicas que o próprio Mário Centeno gosta de cozinhar. É benfiquista e, além do futebol, gosta de rugby, onde aliás jogou na Faculdade.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com