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Mars compromete-se a investir 27 milhões para ajudar produtores de leite a reduzir emissões das explorações agrícolas

Mais de 200 mil vacas fornecem leite para as marcas icónicas de confeitaria da Mars, incluindo M&M’S® e Snickers®. No entanto, estes ingredientes são responsáveis por 65% do total de emissões de GEE do portefólio de snacks da Mars.
19 Fevereiro 2025, 16h06

A empresa de chocolates Mars Incorporated anuncia um novo programa em parceria com a Fonterra, um dos maiores fornecedores de laticínios do mundo, que, alavancado por um investimento de 27 milhões de dólares (25,6 milhões de euros), tem como objetivo capacitar produtores de laticínios a adotar práticas agrícolas ambientalmente eficientes, em linha com os esforços da Mars de reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 50% até 2030, em relação a 2015.

O Programa ‘Farmer Forward’ tem uma duração de cinco anos. Aproximadamente metade do investimento será destinado ao financiamento de ferramentas e tecnologias nas explorações agrícolas de quase dois mil produtores da Fonterra.

Os restantes fundos serão atribuídos aos cerca de 165 agricultores que fizerem o maior progresso em relação aos objetivos de sustentabilidade definidos. Em média, cada agricultor poderá receber até 15 mil dólares por ano.

O Programa ‘Farmer Forward’ vai abranger 26 mil hectares de terras agrícolas – o equivalente a aproximadamente 40 mil campos de futebol.

Desta forma, a produção de laticínios envolvida neste novo programa seria, em teoria, suficiente para confeccionar 20 mil milhões de barras Snickers anualmente.

Através desta iniciativa com a Fonterra, a Mars pretende reduzir 150.000 toneladas métricas das suas emissões de Âmbito 3 provenientes da produção láctea até 2030, em relação aos valores de 2015.

“Os agricultores estão na linha da frente do desenvolvimento de uma agricultura inteligente em termos climáticos, motivo pelo qual estamos a atribuir-lhes um papel prioritário através do lançamento do nosso programa ‘Farmer Forward’”, refere Amanda Davies, Chief R&D, Procurement and Sustainability Officer da Mars Snacking.

“Através desta iniciativa, vamos investir cerca de 27 milhões de dólares nas famílias de agricultores da Fonterra ao longo dos próximos cinco anos para lhes disponibilizar apoios financeiros críticos e garantir reduções significativas das suas emissões. É vantajoso para ambos os lados, porque estamos cientes de que tornar os laticínios mais sustentáveis requer esforços e investimentos substanciais”, acrescenta.

Enquanto empresa familiar, a Mars reconhece o desejo dos produtores de assegurar o futuro das suas explorações agrícolas para as próximas gerações. Através deste financiamento, a Mars não só irá incentivar os agricultores a acelerar a redução de emissões, mas também capacitá-los a construir negócios resilientes para o futuro.

Este programa estratégico é um dos pilares da iniciativa ‘Moo’ving Dairy Forward’ da empresa – uma plataforma multimilionária lançada no ano passado para impulsionar o investimento em novas tecnologias e parcerias para reduzir as emissões de GEE em toda a cadeia global de fornecimento de produtos lácteos da Mars.

Estes produtos são o quarto maior contribuinte para a pegada de carbono da empresa, o que significa que a Mars só poderá atingir os seus ambiciosos objetivos de sustentabilidade com o apoio e colaboração dos produtores de leite.

Mais de 200 mil vacas fornecem leite para as marcas icónicas de confeitaria da Mars, incluindo M&M’S® e Snickers®. No entanto, estes ingredientes são responsáveis por 65% do total de emissões de GEE do portefólio de snacks da Mars.

A redução das emissões relacionadas com produtos lácteos desempenha um papel significativo no cumprimento das ambições de sustentabilidade delineadas no Roteiro Mars Net Zero para alcançar emissões zero em toda a cadeia de valor da empresa até 2050.

Desde 2015, a Mars Incorporated diminuiu as suas emissões de GEE em 16% em todo o mundo, ao mesmo tempo que aumentou as suas vendas anuais globais em 60% durante o mesmo período.

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