[weglot_switcher]

Marta Temido: “Temos pela frente um contexto complexo”

Ministra da Saúde identificou o regresso às aulas, a gripe sazonal e a dificuldade económica de um eventual novo lockdown entre os principais desafios dos próximos meses.
  • António Cotrim / Lusa
7 Setembro 2020, 15h48

A ministra da Saúde, Marta Temido, admitiu que o cenário dos próximos meses será complexo, cruzando diversas variáveis no aumento dos contágios de casos de Covid-19, nomeadamente o regresso às aulas e a gripo sazonal.

“Hoje Portugal está melhor preparado para enfrentar a próxima fase”, começou por dizer Marta Temido, no início da reunião do Infarmed, que está a decorrer esta segunda-feira à tarde no Porto.

A ministra da Saúde alertou que “como em toda a Europa, temos pela frente um contexto complexo”, enumerando “o regresso às aulas, a gripe sazonal, o habitual acréscimo de mortalidade nos meses de inverno, particularmente nos mais idosos, a necessidade de responder a todas as outras necessidades assistenciais, a dificuldade económica de um eventual suportar de um novo lockdown“.

“Temos de estar bem cientes do contexto que nos rodeia e com conhecimento para poder enfrentá-lo”, vincou, antes de explicar o programa da sessão dividida em duas partes. As apresentações na primeira parte irão centrar-se numa análise da situação epidemiológica atual, apresentada pelos serviços técnicos do Ministério da Saúde, DGS e Instituto Ricardo Jorge, assim como numa atualização de informação “para compreender trabalho desenvolvido nos últimos 60 dias” e “um ponto de situação de eventual aquisição de vacina”. Já a segunda parte versará sobretudo no tema do regresso às escolas.

No auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Porto, o primeiro-ministro, António Costa, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, assim como representantes dos principais partidos e parceiros sociais ouvem os técnicos e especialistas sobre a evolução da pandemia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.