[weglot_switcher]

Martha Rocha: A luso-brasileira que desafia estigmas no Rio de Janeiro

O apelido remete para algo firme e inabalável. Assim parece ser a filha de portugueses que pretende liderar a “cidade maravilhosa”. Se vencer a eleição será a primeira mulher de sempre ao comando da prefeitura carioca.
7 Novembro 2020, 16h00

Nasceu no Rio de Janeiro, a 30 de abril de 1959, filha de emigrantes portugueses oriundos de Trás-os-Montes. Foi na “cidade maravilhosa” que fez todo o seu percurso, desde a educação até à vida profissional, e a sua vida está diretamente ligada à justiça na cidade onde agora se candidata à prefeitura. Conta com o apoio do Partido Democrático Trabalhista, sendo que as últimas sondagens a colocam em segundo lugar, empatada com o candidato do Republicanos, segundo o “Valor Econômico”. Numa entrevista à Lusa”, Martha Rocha apontou Marcelo Rebelo de Sousa como uma das suas inspirações, e apontou Lisboa como “um exemplo de cidade moderna”.

Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, soma uma pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá a outra em Administração Pública pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pela Escola de Políticas Públicas e de Governo da Universidade Federal do Reio de Janeiro. Desde cedo que as questões de igualdade de género foram uma das prioridades.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.