[weglot_switcher]

Mastercard destaca 10 tendências para os pagamentos este ano

Segundo a Mastercard, existem 10 principais tendências que poderão influenciar os pagamentos em 2025, sendo uma delas a superação das burlas de Inteligência Artificial (IA) com IA.
9 Janeiro 2025, 18h06

Os métodos de pagamento têm sofrido transformações nos últimos anos, com o tap to pay a tornar-se ainda mais prevalente. Perante esta realidade, as instituições financeiras tradicionais estão a olhar para a blockchain e a IA generativa está a emergir como ferramenta crítica para aumentar as taxas de proteção contra fraudes em até 300%.

Segundo a Mastercard, existem 10 principais tendências que poderão influenciar os pagamentos em 2025, sendo uma delas a superação das burlas de Inteligência Artificial (IA) com IA.

Outra das tendências é a utilização de grandes inovações para simplificar o trabalho das pequenas empresas. A identidade sob pedido é outra das tendências, uma vez que vai permitir que as pessoas interajam como, onde e quando quiserem com total confiança.

A quarta tendência vai passar por uma nova era de inclusão digital, uma vez que nos mercados emergentes as carteiras digitais desempenham cada vez mais o papel de uma conta bancária e às quais aderem a grande maioria dos consumidores e empresas.

Durante este ano, o checkout vai ganhar protagonismo, visto que os pagamentos contactless conquistaram um lugar de preferência junto dos consumidores. Assim a tecnologia Tap on Phone já está a democratizar a aceitação para os comerciantes, de empreendedores individuais a retalhistas com maior dimensão, reduzindo a necessidade de infraestrutura de checkout complexa e encurtando os tempos de espera, entre outros benefícios.

O B2B vai se tornar mais fácil e o “em tempo real” vai alcançar a maturidade. Outra das tendências vai ser a ascensão dos ecossistemas colaborativos. “As instituições financeiras, grandes empresas, governos e fintechs estão a incorporar tecnologias, a impulsionar eficiências, a desbloquear valor e a aprimorar experiências”, revela a Mastercard.

“O amadurecimento da blockchain e dos ativos digitais nos últimos anos provou que a tecnologia tem potencial transformador para melhorar os sistemas financeiros e de comércio globais”, sendo esta uma das tendências.

Por último, a Mastercard destaca a economia de tokens. “A tokenização é a técnica que protege dezenas de biliões de pagamentos todos os anos, ao converterem detalhes pessoais e de pagamento confidenciais em tokens e, juntamente com o uso de criptogramas, os dados criptografados tornam-se inúteis para os criminosos se intercetados”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.