A Mastercard lançou hoje a edição de 2025 do ‘Mastercard For Fintechs’. O programa, que está na segunda edição consecutiva, está projetado para apoiar as fintechs através de ferramentas e conhecimentos de primeira classe, para impulsionar o crescimento contínuo e impulsioná-las para o próximo nível.
Em disputa para o vencedor final do concurso está um prémio que consiste em 100 mil euros em apoio de marketing, acesso aos recursos de patrocínio da Mastercard, acesso rápido à fase final de seleção do programa global de apoio a startups, Start Path da Mastercard, e apoio de mentoria de especialistas e fundadores do ecossistema.
A edição anterior teve como vencedora a fintech portuguesa Rauva e contou com mais de 180 fintechs inscritas, com mais de 90% admitidas para a competição, e com mais de 95% dos participantes a tornarem-se utilizadores ativos de recursos educacionais exclusivos da Mastercard.
A Mastercard diz que está a reforçar o seu compromisso com a comunidade de fintechs, “ao oferecer um valioso apoio para continuarem no seu caminho de crescimento sustentável e de rentabilidade”.
“Sendo a Mastercard o parceiro preferido das fintechs, esta colaboração oferece, por isso, oportunidades promissoras em termos de formação, especialização, networking e ferramentas exclusivas para as ajudar a prosperar”, explica a empresa de pagamentos.
Paloma Real, presidente da divisão da Europa Ocidental da Mastercard, destaca a promoção de “uma cultura de crescimento mútuo e inovação, estabelecendo as bases para um ecossistema financeiro mais interconectado e inovador para o futuro”.
“Entendemos o papel crítico que as fintechs desempenham na transformação do setor financeiro e estamos empenhados em oferecer-lhes os recursos e ferramentas para terem sucesso”, refere.
“A resposta à primeira edição do programa foi avassaladora, com fintechs ativamente envolvidas na nossa competição, fazendo networking com os principais players do setor e alavancando a nossa plataforma de aprendizagem. Estamos ansiosos para conhecer os novos empreendedores e inovadores mais talentosos que se juntarão a esta nova edição”, acrescenta.
O programa Mastercard For Fintechs “oferece acesso gratuito e exclusivo ao conteúdo de aprendizagem exclusivo da Mastercard, participação numa série de eventos fintech em países da Europa Ocidental e a oportunidade de participarem numa competição internacional de fintechs“, refere a empresa.
“Os participantes beneficiarão de oportunidades de networking, visibilidade e financiamento, bem como terão acesso a um quadro educativo e de mentoria melhorado, com masterclasses adicionais e sessões de breakout sobre inovação fintech, pagamentos e estratégias de escala. Em última análise, eles terão a oportunidade de alavancar a rede e as soluções da Mastercard e construírem uma aliança de longo prazo com a empresa”, explica a Mastercard.
O concurso é dedicado a fintechs em fase de investimento pré-seed, seed ou série A, que tenham implementado uma solução tangível, desenvolvam a sua atividade em pelo menos um dos seguintes países europeus – Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Espanha e Portugal – e que operem nas seguintes áreas: aceitação 2.0, Banking & Lending, Web3 e blockchain, B2B & pagamentos corporativos, PME e fintech for good.
Após uma primeira análise, os participantes no concurso europeu participarão em eventos locais que terão lugar de junho a outubro em Madrid, Milão e Paris. Os vencedores locais competirão num evento final, que terá lugar em Espanha no final do ano.
As fintechs terão de apresentar os seus projetos perante um júri composto por membros da Mastercard e parceiros externos, seguindo-se uma sessão de perguntas e respostas, que avaliará cada projeto com base numa combinação de critérios, como a experiência da equipa, o grau de inovação do projeto, juntamente com a sua saúde financeira, viabilidade a longo prazo, potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard.
“Através da Mastercard For Fintechs, a Mastercard continua a investir em conhecimento, network e recursos para garantir que as fintechs possam escalar com sucesso. O programa continua a ser um pilar fundamental da estratégia mais ampla de fintech da Mastercard e é um complemento de iniciativas como Start Path, Lighthouse e Fintech Express”, revela a empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com