O Mediobanca de Itália reagiu na segunda-feira, na sua luta pela independência, com o anúncio de uma oferta pública de aquisição de 6,3 mil milhões de euros sobre a Banca Generali, unidade de gestão de patrimónios da seguradora Generali.
A Assicurazioni Generali detém 50,2% do Banca Generali.
O banco italiano quer que a OPA seja financiada com recurso à sua participação na seguradora Generali. O Mediobanca é o maior acionista da Assicurazioni Generali, a empresa-mãe do Banca Generali, com 13%. Para financiar a sua oferta de aquisição do Banca Generali, o Mediobanca pretende vender a sua participação na Assicurazioni Generali.
A participação de 13% vale cerca de 6,5 mil milhões de euros a preços de mercado atuais, segundo a Reuters.
O Mediobanca está a tentar frustrar uma tentativa de aquisição do Monte dei Paschi di Siena apoiada pelo Estado.
A fusão dará origem a um líder do mercado europeu e vai gerar cerca de 300 milhões de euros em sinergias, declara o Mediobanca, num comunicado.
Os acionistas do Mediobanca vão votar a proposta numa reunião agendada para 16 de junho.
A Itália está a assistir a uma série de ofertas hostis, uma ocorrência historicamente rara no sector bancário, uma vez que os bancos se preparam para receitas mais baixas, com as taxas de juro em queda após terem impulsionado lucros recorde nos últimos anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com