[weglot_switcher]

Nem português, espanhol ou italiano. Melhor azeite do mundo é sul-africano

Esta é a primeira vez que os azeites espanhóis e italianos não ganharam o primeiro prémio, tendo sido ultrapassados por uma marca sul-africana. Portugal participou com oito azeites, todos com pontuações acima dos 85 pontos.
10 Maio 2023, 12h07

O concurso internacional para avaliar a qualidade dos azeites extra virgem, Evooleum, conclui que o melhor azeite do mundo é o sul-africano Rustica Estate Collection Coratina, que terminou o concurso com uma pontuação de 97 pontos em 100. Esta é a primeira vez que o júri não atribui o primeiro prémio a um azeite espanhol ou italiano.

Nas palavras de José María Penco, diretor tecnológico do concurso, o azeite vencedor “tem um aroma a flores silvestres e sobressai um fundo de menta. É um azeite com numerosos componentes aromáticos”.

Este azeite é da empresa De Rustica Olive Estate, fundada por Rob Still em 2005, cujas oliveiras estão entre as montanhas Swartberg, na África do Sul.

Portugal também participou no concurso, com oito azeites, tendo o Oliveira da Serra Lagar do Marmelo, o Oliveira da Serra Gourmet, o Lagar do Sobrado Picual e o Gallo Bio conseguido uma pontuação de 87, o Gallo Late Harvest atingiu os 88 pontos, o Gallo Clássico chegou aos 90 pontos e o Gallo Ancestral e o Gallo Special Selection atingiram os 91 pontos.

Espanha foi o país que submeteu mais azeites a concurso, seguida de Itália, que participou com 16 exemplos de azeite.

Só nesta edição, estiveram em concurso mais de mil marcas de azeite extra virgem, que foram provados por 26 especialistas do sector de dez países diferentes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.