O último mês do mercado de transferências tem sido um verdadeiro carrossel de estrelas mundiais a trocarem de emblema. Tanto a mediática transferência de Lionel Messi para o PSG, como o “regresso a casa” de Cristiano Ronaldo, mexeram com o mercado e foram o reflexo de uma janela de transferências ímpar comparativamente aos últimos anos, incluindo ao período pré-pandemia. Para o último dia de transferências, o dossiê Kylian Mbappé, do PSG para o Real Madrid, parece estar próximo de ser resolvido, mas não é o único.
O maior negócio em curso na Europa será fora de Inglaterra, caso o Real Madrid consiga contratar Kylian Mbappe do Paris Saint-Germain, naquela que seria/será a segunda maior transferência da história do futebol.
No Santiago Bernabéu, há confiança de que o atacante francês poderá ser contratado nas próximas 24 horas, tendo já oferecido 179,9 milhões de euros na semana passada. Fontes do Real Madrid, citadas pelo “The Telegraph”, adiantam que o acordo vai ser mesmo fechado, apesar de o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, insistir que o jogador de 22 anos deva ficar, correndo o risco de na próxima temporada sair a custo zero.
Embora os grandes negócios do verão já possam ter sido concluídos, os dois últimos dias da janela de transferência ainda serão frenéticos, com agentes a procurar intermediar empréstimos para jogadores que terão melhores hipóteses de jogar futebol de primeira noutro lugar.
Em Inglaterra, são esperados ainda alguns negócios, nomeadamente as tentativas do Chelsea em contratar o defesa central francês Jules Koundé do Sevilla FC e Saúl Ñíguez vindo do Atlético de Madrid. O Manchester City continua à procura de um avançado, algo que não será tarefa fácil depois de perderem a possibilidade de contratarem Harry Kane e Cristiano Ronaldo. Os ‘citizens’ têm baterias apontadas a Erling Haaland, ainda que as verbas possam ser um entrave e, como alternativa, a imprensa britânica adianta que Dusan Vlahovic, avançado de 21 anos da Fiorentina, pode chegar a Inglaterra como alternativa final.
O Tottenham FC é outro dos clubes ingleses que procura encerrar a janela de transferências em grande, reforçando a defesa com o lateral-direito brasileiro Emerson do FC Barcelona. No caso do Manchester United, a chegada de CR7 “roubou” espaço a alguns jogadores no plantel, e os ‘red devils’ estarão à procura de soluções para os jogadores com menos perspetivas de futuro, como Jesse Lingard, Daniel James ou Juan Mata.
Na Alemanha, o grande destaque vai para a contratação de Marcel Sabitzer pelo FC Bayern que, como já é habitual, procurou no mercado doméstico reforços para a nova temporada. A imprensa alemã não antecipa contratações de alto mediatismo para o último dia do mercado de transferências.
Por fim, em Portugal a chegada de Valentino Lázaro a lisboa para assinar com o SL Benfica parece ser a última movimentação de mercado para as ‘águias’. O lateral direito suíço deverá ser apresentado ainda hoje. No caso do FC Porto, a saída de Jesus Corona foi dada como certa para o Sevilla FC, mas as negociação acabaram por acalmar, sendo incerto se o futuro do mexicano passará pela invicta ou por outro país. No Sporting CP, atual campeão nacional, não é expectável que chegue mais algum jogador, mas a nível de saídas o dossiê Sporar continua em cima da mesa, com várias propostas pelo jogador esloveno.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com