O mercado nacional ganhou mais um serviço de subscrição de automóveis. A Astara, a representante em Portugal das marcas Mitsubishi, Kia ou Fuso, anunciou esta segunda-feira o lançamento do seu programa de subscrição, o Move.
O objetivo é oferecer serviços de subscrição de automóveis com duração entre 1 a 24 meses, a meio caminho do oferecido pelos rent-a-cars e os serviços de renting/ALD.
“Queremos ter um portefólio de 400 veículos. Temos o objetivo ambicioso chegar ao final do ano com 310 subscrições ativas. Precisamos de 10 subscrições por semana até ao final do ano”, disse hoje Pedro Pinto, diretor-geral da Astara Portugal, num encontro com jornalistas em Lisboa.
A expetativa é que a duração média de cada subscrição seja de seis meses. Até agora, as subscrições que já foram colocadas (o portal foi para o ar há um mês) andam entre os seis e os doze meses.
E quanto custar alugar um destes veículos? No caso dos particulares, o mais barato é o Kia Picanto/Mitsubishi Space Star (429 euros/mês) e o mais caro é o Kia EV9 (1.699 euros/mês). Pelo meio, há mais modelos como o Kia Ceed SW (639 euros/mês), Mitsubishi ASX (799 euros/mês), Kia Sportage (859 euros/mês), ou o Mitsubishi Eclipse Cross (1.099 euros/mês).
Lançado há quatro anos em Espanha, o programa foi lançado na Suíça, chega agora ao mercado nacional e vai chegar à Bélgica ainda este ano.
Para já, vão estar disponíveis apenas marcas representadas pela Astara, mas o objetivo é complementar o catálogo com outras marcas de fora do grupo.
“Que tipo de clientes vamos estar à procura? Particulares, empresas, ENI’s [empresários em nome individual], e entidades públicas”, acrescentou, adiantando que irá ter disponível quatro tipos de motorizações: elétricos, híbridos, combustão e GPL.
A Astara espera que as empresas pesem 60% nas subscrições, destacando os benefícios fiscais: dedução do IVA da mensalidade e tributação autónoma reduzida.
Os contratos vão variar entre um, três, seis, nove, 12 e 18 meses, com possibilidade de estender os contratos mensalmente.
Os particulares vão ter disponível uma app no telemóvel, com as empresas a terem um portal online.
O programa vai arrancar na zona de Lisboa na primeira fase, posteriormente vai ser alargado até ao Porto, Leiria e Faro e na fase três será alargado a todas as capitais de distrito do continente.
Por mês, está incluída uma quilometragem mensal de dois mil km, e o seguro dados próprios com franquia fica em mil euros mais IVA (com possibilidade de redução para um valor mais baixo), pneus ilimitados.
Nos três casos de uso apresentados, deu o exemplo de uma família com dois filhos menores que já são proprietários de um veículo do segmento B para o dia-a-dia, mas que no verão precisam de um veículo com maiores dimensões para passar três semanas de férias na praia. A marca acredita que a subscrição poderá ser solução para quem procura um segundo veículo.
Depois, deu o exemplo de uma empresa de distribuição na grande Lisboa que já conta com uma frota, com cada veículo a fazer 125 km diários. A subscrição é uma forma de reforçar a frota em 20% no pico do ano e testar a viabilidade de eletrificar a frota. Por último, uma empresa que já conta com vários veículos, mas que quer descarbonizar a frota. Indecisa entre híbridos ou elétricos, recorre à subscrição para testar soluções.
Em termos de entregas, a expetativa é entregar os veículos entre 3 a 7 dias úteis, com o cancelamento a ser feito até 15 dias antes da renovação. A frota terá uma idade inferior a 24 meses para os veículos de passageiros e de menos de 36 meses para os comerciais ligeiros, e sem fees de registo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com