O empurrão no consumo doméstico no ano passado, devido à pandemia, traduziu-se num aumentou das vendas da primeira cadeia de supermercados espanhola, a Mercadona, para 26.932 milhões de euros, segundo o “El Economista”.
O aumento representa um crescimento de 5,5%. A cadeia de distribuição presidida por Juan Roig tinha registado um volume de negócios de 25.500 milhões de euros e um resultado líquido de 623 milhões, em 2019.
Segundo Roig, num “ano atípico” marcado pela pandemia, as visitas às lojas diminuíram 16%, mas o preço médio por compra cresceu 26%, para 29 euros. O volume de negócios superou a previsão da Mercadona para este ano, que era de crescer 4% em vendas, para 26,5 mil milhões. Apesar do sucesso, o presidente da Mercadona reconheceu que a empresa perdeu meio ponto na cotas de mercado nas vendas.
“A falta de turistas tem-nos afetado muito porque somos muito fortes nas zonas de Espanha com mais turismo, como a costa mediterrânica. Também saímos do centro em algumas zonas e, sobretudo, há alguns concorrentes que o são. indo muito bem “, apontou Juan Roig.
A par com o aumento nas vendas, o ano da pandemia marcou a Mercadona pelo reforço laboral, sendo que a empresa contratou 5.000 pessoas e atingiu 95.000 trabalhadores na Espanha e Portugal. A empresa valenciana acrescentou um total de 1.639 supermercados na Espanha e Portugal no final de 2020.
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