A Mercadona voltou a reforçar as compras a fornecedores nacionais com a aquisição de 1.400 milhões de euros em 2024, de acordo com revelação da cadeia de retalho esta terça-feira, na apresentação dos resultados que ocorreu em Valência, e na qual o JE marcou presença.
Note-se que em 2023, a Mercadona já tinha aumentado (na altura reforçou em 49%) as compras a fornecedores portugueses para 1.100 milhões de euros, sendo que em 2019, ano de estreia da rede de supermercados em Portugal, esse valor ficou acima dos 217 milhões de euros.
O CEO da Mercadona referiu, nesta conferência de imprensa que, em 2024, 85% das compras a fornecedores foram efetuadas em Espanha e Portugal, um valor total de 30,4 mil milhões de euros.
A Mercadona Portugal registou um lucro de sete milhões de euros em Portugal em 2024, “menos do que o esperado”, reconheceu Juan Roig na apresentação de resultados que decorreu esta terça-feira em Valência, evento em que o JE marcou presença. No entanto, o ano passado foi o primeiro ano em que a operação em Portugal conseguiu ser rentável.
“O lucro em Portugal foi menos do que o esperado, mas estamos muito contentes com esta operação”, destacou Juan Roig. Note-se que em 2023, a Mercadona Portugal registou um lucro de 6,85 milhões de euros.
Para 2025, este responsável apontou para uma duplicação dos lucros em 2025 para 14 milhões de euros. Juan Roig acredita que a dinâmica das lojas em Portugal vai proporcionar esse crescimento: “As vendas nas lojas que temos em Portugal estão a correr muito bem e vão permitir essa evolução”.
Este ano irá ainda representar um conhecimento cada vez mais aprofundado do mercado português, no entender do CEO da Mercadona: “Queremos ser ainda mais portugueses. Conhecer melhor o país, o cliente, aprofundar a relação com os fornecedores e conhecer a dinâmica do consumidor”, sublinhou.
Em 2024, a Mercadona realizou um investimento total de 219 milhões de euros em Portugal e atingiu um volume de vendas de 1.778 milhões de euros, mais 27% do que no ano anterior, tendo ainda contribuído com 237 milhões de euros em impostos através da portuguesa Irmãdona Supermercados.
Para 2025, a retalhista alimentar tem previsto um investimento de mais 157 milhões de euros com a abertura de dez novas lojas, sendo que desde 2019, a Mercadona já superou uma soma de 1.093 milhões de euros no investimento em Portugal.
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