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Mercadona reforçou em 2024 compras de azeite, tomate e peixe fresco a Portugal

Retalhista garante que vai continuar a apostar no setor primário português e a desenvolver com os seus fornecedores relações estáveis, de compromisso e a longo prazo.
24 Abril 2025, 10h09

A Mercadona, rede de supermercados de origem espanhola e presente em Portugal desde 2019, reforçou as compras a fornecedores nacionais em 2024, com uma subida nas compras de 19% para 1.400 milhões de euros.

Detalha a rede de supermercados que em 2024 foram compradas 38 mil toneladas de tomate, 22 milhões de litros de leite, 4.500 toneladas de queijo de várias regiões produtoras do país e ainda mais 2.300 toneladas de peixe fresco de lotas nacionais.

Para a Mercadona, estes números “têm revelado não só um motor de desenvolvimento económico e social, como também, e sobretudo, uma aposta da empresa na diferenciação”. Este volume de compras acompanha o crescimento da empresa e garante o abastecimento das mais de 60 lojas da empresa em território nacional e também algumas do país vizinho.

Em cinco anos, a Mercadona já aumentou em 500% o seu volume de compras, tendo passado de um investimento de 217 milhões de euros, em 2019, para os atuais 1.400 milhões de euros.

Além do investimento direto, que resulta numa soma de mais de 4.500 milhões de euros em compras em cinco anos, Pedro Barraco, diretor da Cadeia Agroalimentar da Mercadona, realça que este retalhista “tem vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas”.

“Como resultado de um crescimento partilhado, foi também possível observar ao longo dos anos que muitos dos nossos fornecedores têm realizado investimentos estratégicos de modo a aumentarem a sua capacidade produtiva e garantirem a qualidade dos produtos, gerando um contributo positivo na economia nacional e criando também mais empregos”, realça este responsável.

Este diretor destaca ainda que “muitos dos produtos nacionais que compramos como é o caso dos lácteos, fruta, legumes e padaria/pastelaria, também chegam diariamente aos nossos clientes espanhóis e, assim, contribuímos também para a promoção dos nossos Interfornecedores Especialistas além-fronteiras”.

Em 2025, com a abertura de mais 10 supermercados em Portugal, terminando o ano com 70 supermercados abertos, a Mercadona garante que permanece “focada no seu compromisso de desenvolvimento de uma Cadeia Agroalimentar Sustentável” e que irá “continuar a apostar no setor primário português e a desenvolver com os seus fornecedores relações estáveis, de compromisso e a longo prazo, permitindo um crescimento sustentável para todos os elos da cadeia”.

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