[weglot_switcher]

Mês de agosto dá continuidade a correções

Os mercados acionistas têm vindo a estender a correção apresentada no início do oitavo mês do ano. Os índices S&P 500, Dow Jones e Nasda têm vindo a recuar.
18 Agosto 2023, 21h28

Desde o início do mês que os mercados financeiros têm vindo a apresentar uma correção, enquanto uma maior aversão ao risco puniu a maioria dos principais índices a nível global. Contribuindo também para o mau desempenho dos mercados acionistas, os mais recentes dados económicos da China têm-se apresentado inferiores ao esperado, levando a um crescimento das preocupações sobre a sua recuperação económica.

Nos Estados Unidos (EUA), a fabricante de equipamentos de rede Cisco indicou esperar que as suas receitas do ano atual se situem entre os 57 mil milhões e os 58 mil milhões de dólares, enquanto a empresa comunicou haver a possibilidade de poder vir a se tornar a principal fornecedora de equipamentos de rede necessários para a Inteligência Artificial, o que, segundo a mesma, representa uma grande oportunidade de negócio. Ademais, a retalhista norte-americana Target cortou as suas expectativas de vendas e lucros para o ano corrente, esperando agora que o lucro ajustado por ação fique entre 7 e os 8 dólares em 2023. No entanto, a empresa anunciou que as vendas do segundo trimestre caíram 5%. Os índices S&P 500, Dow Jones e Nasdaq, têm vindo a recuar desde o início do mês.

Do outro lado do Atlântico, a dinamarquesa Carlsberg reportou que as vendas do último trimestre subiram 4% para 21.400 milhões de coroas dinamarquesas face ao período homólogo, em linha com o esperado. Acrescentou ainda que tem vindo a observar um crescimento saudável nas vendas das marcas de prémio internacionais e uma maior manutenção do seu crescimento nos principais mercados asiáticos. Numa outra nota, a alemã Siemens disse estar a preparar-se para começar a produção de equipamentos destinados à geração de energia solar nos EUA a partir do próximo ano, beneficiando do incentivo anunciado por Joe Biden no âmbito das alterações climáticas. Os índices Stoxx 600 e Dax têm-se apresentado em baixa ao longo do mês.

Em Portugal, o PSI também exibe uma tendência descendente desde o início de agosto. Recentemente, a Galp anunciou o pagamento de um dividendo de 0,27 euros, como uma antecipação dos lucros do ano corrente. Adicionalmente, a casa de investimento do Deutsche Bank subiu o preço-alvo das ações do BCP de 30 para 35 cêntimos, mantendo uma recomendação de compra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.