A Meta estará em negociações para investir em chips da Alphabet (proprietária da Google), para utilizar nos seus centros de dados (data centers) a partir de 2027, avança esta terça-feira o The Information, um movimento que a se concretizar desafiaria o mercado onde opera a Nvidia, empresa que está a cair 7% com esta notícia.
A mesma publicação salienta que as negociações incluem ainda o aluguer de chips da Google Cloud pela Meta, em 2026, num movimento que ira de encontro às pretensões da Alphabet para que os seus clientes utilizem as suas unidades de processamento de tensores (os chamados TPUs), que têm aplicação na área da inteligência artificial.
A agência noticiosa Reuters salienta que caso este negócio se concretize marcaria uma mudança na estratégia seguida pela Google de utilizar somente os TPUs nos seus próprios centros de dados. Executivos da Google Cloud salientam que esta expansão de mercados para os chips da Google poderia ajudar a Alphabet a captar até 10% da receita anual da Nvidia, que é atualmente a empresa mais valiosa do mundo.
Estas negociações entre Alphabet e Meta levam a que as ações das respetivas empresas estejam nesta altura a valorizar 2,1% e 2%. A Nvidia está a desvalorizar 7%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com