[weglot_switcher]

Metro de Lisboa avança com projeto polémico da ‘linha circular’

Empresa pública vai adjudicar hoje empreitada do primeiro lote do empreendimento, relativo à construção dos toscos entre a atual estação do Rato e a futura estação de Santos, por um montante de 48,6 milhões de euros, sem IVA, à construtora Zagope.
  • Rafael Marchante/Reuters
6 Maio 2020, 16h31

A administração do Metro de Lisboa decidiu avançar com o projeto polémico da linha cricular entre o Rato e o Cais do Sodré, estando prevista a adjudicação formal do primeiro lote desta empreitada para hoje, dia 6 de maio, às 16h30m, à construtora Zagope, por um montante de 48,6 milhões de euros.

A cerimónia terá lugar na sede do Metropolitano de Lisboa e a empreitada diz respeito à construção dos toscos entre a atual estação do Rato e a futura estação de Santos.

A decisão da adjudicação à Zagope, uma construtora de origem brasileira, foi anunciada publicamente, em comunicado, no passado dia 13 de abril, depois de uma decisão da administração do Metro de Lisboa nesse sentido, tomada a 9 de abril.

“A presente empreitada tem como prazo de execução 960 dias de calendário, contados a partir da consignação, que só pode ocorrer após obtenção do visto prévio do Tribunal de Contas”, assinalava na altura um comunicado do Metro de Lisboa.

A mesma nota acrescentava que “o plano de expansão do Metropolitano de Lisboa tem como objetivo contribuir para a melhoria da mobilidade na cidade de Lisboa, fomentando a acessibilidade e a conectividade em transporte público, promovendo a redução dos tempos de deslocação, a descarbonização e a mobilidade sustentável”.

O projeto da ‘linha circular’ do Metro de Lisboa tem gerado forte polémica por parte de diversos especialistas do setor, tendo sido mesmo chumbado na Assembleia da República.

No entanto, o Governo decidiu avançar com o empreendimento e inscreveu-o na proposta de Orçamento do Estado para 2020, que foi ratificada pelo Presidente da República.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.