A Microsoft revelou um plano de investimento de 30 mil milhões de dólares (25,3 mil milhões de euros) a serem aplicados entre 2025 e 2028. Trata-se do maior compromisso financeiro que a gigante tecnológica alguma vez assumiu no Reino Unido. Metade deste valor será direcionado para a construção de uma infraestrutura de cloud e IA e o restantes destina-se a apoiar as operações existentes da Microsoft no país, onde a empresa já conta com seis mil funcionários dedicados a áreas como investigação avançada, desenvolvimento de modelos de IA e criação de produtos.
A empresa pretende ainda construir o maior supercomputador do Reino Unido, com mais de 23 mil unidades de processamento gráfico avançado, em parceria com a empresa britânica Nscale. O anúncio coincide com a visita de Estado do presidente Donald Trump ao Reino Unido. Durante a viagem, Trump e o primeiro-ministro Keir Starmer devem assinar um acordo bilateral para colaboração em IA
Brad Smith, presidente da Microsoft, afirmou, durante uma teleconferência, que o clima de negócios no Reino Unido melhorou nos últimos anos, permitindo investimentos de grande escala em tecnologia. O executivo revelou ainda que a iniciativa reflete a procura crescente por soluções de IA e infraestrutura avançada no país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com