[weglot_switcher]

Milionário francês compra mansão de ex-primeiro-ministro do Catar por 200 milhões

Xavier Niel fundador do grupo de telecomunicações Iliad SA, quer transformar a propriedade num espaço cultural. A aquisição do Hotel Lambert foi construído em 1640 e a sua venda supera os 100 milhões de euros pagos pelo Hotel de Soyecourt em 2010.
22 Fevereiro 2022, 21h30

O milionário francês Xavier Niel comprou por 200 milhões de euros o Hotel Lambert ao ex-primeiro-ministro do Catar e príncipe Abdullah bin Khalifa al-Thani, revela a “Bloomberg” que cita uma fonte próxima do negócio esta terça-feira, 22 de fevereiro.

Esta compra é já considerada uma das maiores de sempre de uma propriedade privada em Paris, ultrapassando os 100 milhões de euros pagos pelo presidente do Gabão pelo Hotel de Soyecourt em 2010. Contudo, Xavier Niel fundador do grupo de telecomunicações Iliad SA, não pretende viver nesta mansão, mas sim transformá-la num espaço cultural.

O Hotel Lambert com uma área de 40 mil m2 foi construído em 1640 por Louis Le Vau, um arquiteto que contribuiu também para a construção do Palácio de Versalhes. A aquisição deste empreendimento é talvez o investimento mais importante de Xavier Niel em imóveis até hoje. Com uma fortuna de 7,4 mil milhões euros de acordo com o ‘Índice da Bloomberg’, possui dezenas de propriedades em Paris.

O Hotel Lambert já teve entre outros proprietários a princesa polaca Anna Czartoryska e o banqueiro Guy de Rothschild. Em 2007 foi vendido por mais de 60 milhões de euros a Abdullah bin Khalifa al-Thani, irmão do ex-presidente do Catar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.