[weglot_switcher]

Militares etíopes capturam líder dos rebeldes de Tigray

Os militares da Etiópia disseram este domingo que mataram 15 membros do antigo partido no poder da região de Tigray e capturaram outros oito, segundo a TV estatal.
  • Missão do Exército na República Centro-Africana
    Soldado português na República Centro-Africana (foto Exército)
10 Janeiro 2021, 18h39

Os militares etíopes disseram este domingo que mataram 15 membros do antigo partido no poder da região de Tigray e capturaram outros oito, segundo a TV estatal Ethiopian Broadcasting Corporation, que citava um brigadeiro-geral da Força de Defesa Nacional da Etiópia. Entre os capturados está o ex-presidente da região, Abay Weldu, que também era ex-presidente do partido governante da região. Entre os mortos estão o ex-vice-comissário da polícia da região, disse o jornal.

Após quase um mês de combates, no final de novembro, o governo do primeiro-ministro Abiy Ahmed declarou vitória no conflito com a Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF), um partido político que governava a província. Os líderes fugitivos da TPLF haviam prometido continuar a lutar nas montanhas.

O anúncio ocorre depois de os militares terem declarado na passada sexta-feira que haviam capturado Sebhat Nega, um membro fundador da TPLF. No sábado, foi transportado para a capital, Adis Abeba.

O ex-presidente da TPLF capturado foi presidente da região de 2010 a 2018, substituído pelo atual líder do grupo, Debretsion Gebremichael. Abay foi presidente do partido de 2012 a 2017, sendo sucedido também por Debretsion nesse cargo.

O paradeiro de Debretsion, de outros membros do comité central do partido e de muitos ex-militares de alta patente permanece desconhecido. Acredita-se que ataques aéreos e batalhas desde o início de novembro em Tigray tenham matado milhares de pessoas. Os combates continuam em algumas áreas do país e mais de dois milhões de pessoas precisam de ajuda, disse a Organização das Nações Unidas nesta semana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.