[weglot_switcher]

Millennium Bank constituiu provisões de 112,4 milhões de euros para cobrir riscos jurídicos

Em resultado deste nível de provisões, relacionadas com uma carteira de crédito hipotecário concedida no passado em moeda estrangeira, “e apesar do sólido desempenho operacional”, o banco polaco controlado pelo BCP espera um resultado líquido negativo no primeiro trimestre de 2021.
14 Abril 2021, 21h24

O banco  polaco controlado em 50,1% pelo BCP anunciou ao mercado a constituição de provisões adicionais contra o risco legal relacionado à carteira de crédito hipotecário concedida no passado em moeda estrangeira, nomeadamente em francos suíços.

“O conselho de administração do Millennium Bank informa que tomou a decisão de criar, nas suas contas do primeiro trimestre de 2021, provisões de 512 milhões de zlotys [112,4 milhões de euros] para riscos jurídicos relacionados com empréstimos hipotecários em moeda estrangeira originados pelo Banco”, lê-se nessa comunicação.

As provisões significativas, que são superiores às do quarto trimestre de 2020, e refletem a continuação das tendências negativas nas decisões judiciais, a entrada de novos processos judiciais e as resultantes alterações na metodologia de avaliação de risco, diz o banco.

Em resultado deste nível de provisões e apesar do sólido desempenho operacional, o Millennium Bank  espera um resultado líquido negativo no primeiro trimestre de 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.