[weglot_switcher]

Ministério do Ambiente avança com investimentos de 321 milhões em sustentabilidade nos Açores

Os investimentos de 321 milhões de euros, serão feitos no âmbito do Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, para a Região Autónoma dos Açores (RAA), entre os quais a reconstrução do Porto das Lajes das Flores, no valor de 185 milhões de euros.
14 Outubro 2024, 18h22

A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou esta segunda-feira, 14 de outubro, investimentos de 321 milhões de euros, no âmbito do Programa para a Ação Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030, para a Região Autónoma dos Açores (RAA), entre os quais a reconstrução do Porto das Lajes das Flores, no valor de 185 milhões de euros.

Estes projetos, que visam a promoção da mobilidade sustentável, reabilitação e modernização de infraestruturas, representam mais de 10% do orçamento total do Sustentável 2030 para o período de 2021-2027, programa que está sob a tutela do Ministério do Ambiente e Energia.

Em visita à Ilha das Flores, a Ministra do Ambiente e Energia reiterou a importância do financiamento para a reconstrução do Porto da Laje das Flores, uma intervenção fundamental para a Ilha e para a Região.

Na mesma cerimónia, Maria da Graça Carvalho anunciou um apoio financeiro à decisão do Governo Regional para a constituição de novas áreas marinhas protegidas, permitindo salvaguardar 30% do mar dos Açores e aumentar significativamente a área protegida nacional.

Em Ponta Delgada, foram apresentados outros investimentos destinados à RAA, na vertente dos transportes, no valor de 136 milhões de euros, para as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Flores, São Jorge, Corvo e Pico.

Ainda na visita aos Açores, Maria da Graça Carvalho clarificou que os avisos do Fundo Ambiental, que serão publicados esta semana, para o apoio à aquisição de veículos elétricos, no âmbito do pacote de Mobilidade Verde, destinam-se a todo o território nacional, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.