[weglot_switcher]

Ministério Público abre inquérito a acidente no Elevador da Glória

Procuradoria-geral da República diz que já foram identificadas oito vítimas mortais e está em curso a identificação das restantes oito.
epa12350268 Rescuers and firefighters operate at the scene after the Gloria funicular cable railway derailed in Lisbon, Portugal, 03 September 2025. At least three people died in the derailment, with emergency services reporting that several were injured and others are still trapped at the scene. EPA/MIGUEL A. LOPES
4 Setembro 2025, 17h27

O Ministério Público anunciou hoje que “procedeu à instauração de um inquérito”, dirigido pelo DIAP Regional de Lisboa.

“Ontem mesmo foram encetados os procedimentos necessários, nomeadamente para efeitos de preservação de prova e de identificação das vítimas”, pode-se ler.

O Ministério Público “determinou, de imediato, a realização das autópsias, permitindo que o Instituto Nacional de Medicinal Legal e Ciências Forenses (INMLCF) começasse desde logo a realizá-las”.

“Em cumprimento dos protocolos internacionais e nacionais previstos para identificação de vítimas mortais em casos de catástrofe, que obedece a elevados critérios de exigência, foi possível, até ao momento, identificar oito vítimas mortais, cinco de nacionalidade portuguesa, duas de nacionalidade coreana e uma de nacionalidade suiça. Estão em curso os procedimentos para identificação das
restantes oito”, segundo o comunicado.

“Todas as diligências decorrem em estreita articulação entre o Ministério Público, os órgãos de polícia criminal – designadamente a Polícia Judiciária e a Polícia de Segurança Pública -, e o INMLCF”, garante a Procuradoria-Geral da República.

RELACIONADO

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.