[weglot_switcher]

Ministério Público realiza buscas em processo que envolve membros do Governo

Em causa está uma investigação a negócios de hidrogénio e lítio em Portugal que remonta a 2019. Ministros terão favorecido consórcio da EDP, Galp e REN.
Cristina Bernardo
7 Novembro 2023, 09h05

O Ministério Público está a realizar buscar num processo que envolve os nomes João Galamba, João Matos Fernandes e Diogo Lacerda Machado.

De relembrar que Galamba é o atual ministro das Infraestruturas, Matos Fernandes é o antigo ministro do Ambiente e Ação Climática. Diogo Lacerda Machado é o empresário conhecido como “melhor amigo” de António Costa.

O “Público” avança que entre os detidos estão Lacerda Machado e Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, bem como o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas. Foram também detidos dois executivos de empresas ligadas ao caso.

As buscas decorrem na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento, e também nos Ministérios do Ambiente e das Infraestruturas.

Segundo a publicação, deverão ser constituídos alguns nomes ligados a António Costa, como os ministros do Ambiente e Infraestruturas, Duarte Cordeiro e João Galamba, respetivamente, e o antigo ministro do Ambiente, Matos Fernandes.

Em causa está uma investigação a negócios de hidrogénio e lítio em Portugal. Em janeiro, o Ministério Público confirmou o avanço da investigação, que se encontra em segredo de justiça, e que ainda não existiam arguidos.

A investigação, que acontece desde 2019, analisou os contratos realizados para a exploração de lítio em Montalegre e do projeto de hidrogénio verde em Sines.

Sobre o atual ministro João Galamba e os ex-ministros Matos Fernandes e Siza Vieira recaíram suspeitas de tráfico de influencias e corrupção por alegados favorecimentos à EDP, Galp e REN, empresas responsáveis pelas explorações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.