[weglot_switcher]

Ministério Público suspeita de que Vieira terá alegadamente ocultado 6,2 milhões de euros na Suíça (com áudio)

O procurador Rosário Teixeira acredita que metade deste valor foi obtido através de mais-valias com a venda de ações do BES que terão sido adquiridas com crédito ordenado por Ricardo Salgado, segundo revela o “Observador”.
  • Lusa
13 Julho 2021, 09h26

O Ministério Público (MP) suspeita que Luís Filipe Vieira terá alegadamente ocultado 6,2 milhões de euros numa conta na Suíça entre 2009 e 2012 e que terão sido doados em 2017 para entrarem na posse do presidente do Benfica (que está suspenso de funções), conta o “Observador” esta terça-feira, 13 de julho.

Este é um dos crimes de fraude fiscal qualificada que o Ministério Público (MP) imputa a Luís Filipe Vieira, tendo como base a alegada relação privilegiada que o MP acredita que existia entre Luís Filipe Vieira e Ricardo Salgado, presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) entre 1991 e 2014.

O procurador Rosário Teixeira acredita que metade deste valor foi obtido através de mais-valias com a venda de ações do BES que terão sido adquiridas com crédito ordenado por Ricardo Salgado. O BES emprestou a Luís Filipe Vieira cerca de quatro milhões de euros para que este adquirisse 2.507.847 ações no aumento de capital de abril de 2009.

Luís Filipe Vieira investiu mais 3,2 milhões, num total de 7,2 milhões de euros, e vendeu as mesmas ações entre julho e agosto de 2009, obtendo uma mais-valia de 3,8 milhões de euros, verba que depositou numa conta aberta no ST. Galler Kantonalbak, localizado no nordeste da Suíça.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.