[weglot_switcher]

Ministro da Ciência debate importância do sector espacial

Manuel Heitor esteve em Matosinhos, na sede do CEiiA, para ouvir as propostas de jovens alunos. Uma forma de antecipar a Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia, que ali se realiza esta sexta-feira.
CEiiA
16 Novembro 2021, 18h10

Trinta jovens de duas escolas secundárias de Matosinhos reuniram-se esta terça-feira no CEiiA com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, para apresentarem possíveis soluções para muitos dos atuais problemas do planeta recorrendo a satélites que já se encontram em órbita no Espaço.

O encontro foi promovido pelo CEiiA, em parceira com a Portugal Space e a Ciência Viva, entidades que, em comunicado, salientam o objetivo essencial do encontro: “discutir a importância do setor espacial no futuro das novas gerações, em particular nos temas associados às alterações climáticas e à sustentabilidade do planeta”.

Usar a informação captada pelos satélites para estimular a redução das emissões de CO₂ “através da monitorização e vigilância de oceanos ou facilitar a gestão sustentável do território e evitar fogos florestais foram algumas das soluções apresentadas ao ministro que tutela a pasta da Ciência” pelos alunos das escolas secundárias de Matosinhos Augusto Gomes e José Gonçalves Zarco. A par disso, os jovens estudantes mostraram ainda a sua preocupação com o tema do lixo espacial, sendo necessário garantir que o mesmo não venha a causar desastres na terra.

Estes mesmos temas serão agora tópicos de conversa na Cimeira Ministerial da Agência Espacial Europeia (ESA), que se realiza esta sexta-feira nas instalações do CEiiA, e será liderada pelo ministro Manuel Heitor enquanto país anfitrião do evento.

“Esta sexta-feira estarão aqui reunidos, nesta mesma sala, ministros de todos os Estados-membros da ESA para se perceber como é que podemos tirar o maior partido da tecnologia espacial para melhorar a vida na Europa, até porque os temas espaciais só têm interesse se forem utilizados pelas pessoas. Antecipar a cimeira como fizemos, confirma a necessidade de se debaterem estes temas, especialmente com vocês, futuros utilizadores da informação espacial”, explicou o ministro aos alunos.

Já Tiago Rebelo, diretor da unidade Oceano e Espaço do CEiiA, salientou que “não basta reinvidicar, é preciso construir soluções em conjunto com a Sociedade e, sobretudo, com as gerações mais novas”. “Unir a ciência e a tecnologia à voz das comunidades mais jovens para dar resposta aos desafios que atualmente todos enfrentamos não é só necessário, é imperativo. Neste momento, o Espaço apresenta-se como um aliado determinante na construção de soluções. Os dados que os satélites de captação de imagens de alta e muito alta resolução recolhem hoje em dia vão permitir a criação de algoritmos de Inteligência Artificial geradores de informação para que governos, cidades, comunidades consigam atuar mais cedo, desde a forma como se deteta o problema até à forma como se criam soluções”.

Por fim, Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municpal de Matosinhos, destacou a importância deste tipo de encontros e de pôr o conhecimento ao serviço das causas. “Mobilizar a nossa juventude para a resolução de problemas de sustentabilidade fazendo uso de novos meios e tecnologias é um dos desafios para o qual os mais jovens estão mais despertos. Dar voz às preocupações dos habitantes mais jovens de Matosinhos, mas também às suas propostas para solucionar os problemas, enriquece o diálogo do município na construção do nosso futuro coletivo”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.