[weglot_switcher]

Ministro das Infraestruturas defende redução das portagens em todo o país

Miguel Pinto Luz mostrou-se contra a promulgação do Presidente da República na passada terça-feira sobre o tema das ex-SCUT. Ministro da tutela considera “injusto” e defende que solução é redução de todas as portagens.
24 Julho 2024, 13h05

O Governo de Luís Montenegro olha para a promulgação feita pelo Presidente da República das portagens nas antigas SCUT e nos troços onde não existam vias alternativas com “tranquilidade e respeito”. No entanto, na opinião do ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, “devíamos baixar as portagens de norte a sul do país”.

Durante a comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, o ministro mostrou-se contra a promulgação feita pelo Presidente da República na passada terça-feira. O governante considera “injusto”, sublinhando que em vez de serem eliminadas, se deveriam “baixar todas as portagens”.

Contudo, o ministro garante que o Executivo olha para esta promulgação com “tranquilidade e respeito”. Por enquanto adiantou que o Governo vai “aguardar a publicação do diploma e, a seu tempo, o primeiro-ministro dará a sua opinião”.

O diploma promulgado aponta para que a partir de 1 de janeiro de 2025  deixe de se pagar portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão; A13 e A13-1 – Pinhal Interior; A22 – Algarve; A23 – Beira Interior; A24 – Interior Norte; A25 – Beiras Litoral e Alta; e A28 – Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.