O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, destacou o reforço das unidades de apoio ao alto rendimento, esta terça-feira, durante audição que decorre no Parlamento.
“Como é do conhecimento de todos vós, temos o propósito de apresentar um plano de desenvolvimento para o desporto em Portugal que, de facto, tem uma visão a médio prazo, com três ciclos olímpicos, desde logo, para que dessa maneira possámos ter resultados distintos, para melhor, do que temos tido”, frisou Pedro Duarte.
Sobre medidas específicas para o desporto, o governante sublinhou “o reforço das unidades de apoio ao alto rendimento para que, dessa maneira, nós possámos, em todos os ciclos de ensino, permitir o desenvolvimento de carreiras duais entre aqueles que querem seguir uma carreira de alta competição, mas não prejudicar, dessa forma, também a carreira estudantil”.
“Do ponto de vista da inclusão, queremos apostar fortemente na participação feminina e também garantir que pessoas portadoras de deficiência possam estar livres de barreiras, sejam elas sociais, sejam elas arquitetónicas”, disse o ministro.
Pedro Duarte acrescentou ainda que existe “a intenção de elaborar a carta desportiva nacional já no ano de 2025, apesar de estar pré-anunciada e estar prevista na lei desde 2007; a verdade é que tal não foi feito. Queremos apostar na modernização”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com