A revelação tinha sido feita pelo fabricante de automóveis elétricos Tesla Motors no passado dia 20 de outubro: Todos os modelos, produzidos a partir desse dia, estariam equipados com tecnologia que lhes iria permitir num futuro próximo terem condução autónoma, incluindo o modelo 3, o modelo S e o X.
Questionado no Twitter por um cibernauta sobre quanto tempo demoraria até à implementação definitiva deste sistema, o próprio CEO, Elon Musk respondeu que o sistema estaria disponível “daqui a cerca de três semanas”.
about three weeks and it will get rolled out incrementally in monthly releases
— Elon Musk (@elonmusk) November 27, 2016
A tecnologia consiste em oito câmaras que permitem uma visão de 360 graus à volta do carro num raio de 250 metros, 12 sensores ultrassónicos para detetarem objetos e um radar para ajudar na navegação em ambientes de chuva, pó ou nevoeiro.
“Os veículos autónomos vão desempenhar um papel crucial na melhoria da segurança de transporte e acelerar a transição do mundo para um futuro sustentável. A autonomia total vai permitir à Tesla ser substancialmente mais segura que um condutor humano, reduzir o custo financeiro do transporte para quem tem carro e disponibilizar mobilidade de baixo custo para os que o não tem”, informou a empresa em outubro, através de um comunicado no site da empresa. A companhia disse ainda que não vai permitir a utilização da nova tecnologia sem antes testar e melhorar o sistema até à exaustão.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com