[weglot_switcher]

Moeda angolana com pior desempenho do ano entre países africanos

“A taxa de câmbio do kwanza esteve notavelmente estável de novembro a abril, sugerindo que o Banco de Angola usou as reservas cambiais para estabilizar o valor da moeda”, disse Gerrit van Rooyen, economista da Oxford Economics, à Reuters.
14 Junho 2023, 11h00

O kwanza de Angola é a moeda africana com pior desempenho este ano e até agora, segundo uma notícia da Reuters.

A divisa é a moeda mais fraca da África em relação ao dólar, após uma queda de 21% no mês passado, com os analistas contactados pela agência noticiosa a apontarem os preços baixos do petróleo e um aumento do volume de pagamento da dívida soberana como causa desta desvalorização, já que por causa disso o banco central deixou de segurar a moeda.

O petróleo representa mais de 90% das exportações do país da África Austral, e as exportações de crude no primeiro trimestre deste ano caíram cerca de 30% em termos anuais, segundo a Reuters. O petróleo bruto Brent foi transacionado a 82,10 dólares por barril, em média, no primeiro trimestre de 2023, em comparação com 97,90 dólares no mesmo período do ano passado.

“A taxa de câmbio do kwanza esteve notavelmente estável de novembro a abril, sugerindo que o Banco de Angola usou as reservas cambiais para estabilizar o valor da moeda”, disse Gerrit van Rooyen, economista da Oxford Economics, à Reuters.

“Em última análise, a intervenção tornou-se insustentável devido à queda constante do preço do petróleo – agora abaixo do preço orçamentado do Ministério das Finanças que é de 75 dólares”, segundo a mesma fonte.

Desde janeiro de 2023, o kwanza angolano acumulou uma desvalorização de quase 24%, segundo o Banco Fomento Angola (BFA), avança por sua vez a Lusa.

O kwanza, moeda nacional angolana, desvalorizou 12% em apenas uma semana, fixando-se estq quarta-feira nos 676,50 kwanzas por dólar face aos 610 kwanzas/dólar registados na última terça-feira, segundo dados do Banco Nacional de Angola (BNA).

Esta depreciação significa que são necessários hoje mais kwanzas para comprar um dólar do que na semana passada.

Comparativamente ao euro, o kwanza foi ainda mais penalizado, deslizando cerca de 13% face ao dia 6 de junho, de 651 kwanzas/euro para 731 kwanzas/euros, segundo o câmbio oficial.

O kwanza esta a ser negociado a 676,50 por dólar na segunda-feira, tendo desvalorizado ainda face aos 506,00 de 15 de maio.

A Lusa avança ainda que o Banco Fomento Angola considerou que o kwanza vai apreciar a médio prazo, apesar da queda de quase 10% face ao dólar na semana passada, acumulando perdas de 23,75% desde o início do ano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.