Portugal pode competir com a economia da Suíça “se conseguir ter uma economia que crie mais riqueza para poder pagar melhores salários”, de acordo com o primeiro-ministro.
Em viagem à Suíça, Luís Montenegro visitou a comunidade portuguesa naquele país e esteve à conversa com emigrantes portugueses. O próprio sublinhou a importância de que os “serviços públicos nas áreas da saúde, educação e habitação que deem resposta a muitas das pretensões das pessoas que vêem [para a Suíça]”.
De recordar que o chefe de Governo está na Suíça juntamente com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito das celebrações do 10 de junho.
Numa conversa informal junto de alguns populares, o primeiro-ministro assinalou que “é preciso haver um sistema que funcione, para que os profissionais se sintam motivados para ficar [em Portugal]”, assim como “boas remunerações”, sublinhou.
Montenegro elogiou a comunidade portuguesa presente na Suíça, tendo deixado a garantia de que esta é “muito poderosa do ponto de vista cultural (…) e também do ponto de vista económico”
As pessoas que deixam Portugal à procura de melhores condições “estão divididas entre os países para onde emigraram e aqueles que ficaram no território nacional”, afirmou. Na sequência, deixou claro que, daquilo que ouviu dos portugueses fazem parte daquela comunidade, são pessoas que “têm à cabeça das suas preocupações as condições de vida em Portugal para poderem regressar”
Se Portugal for “capaz de oferecer bons salários e boas respostas naquilo que é mais importante na vida das pessoas, há muitos que ficam em Portugal e nós precisamos deles”, sublinhou.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com