Moody’s alerta para as consequências económicas negativas do coronavírus

A agência norte-americana compara mesmo o coronavírus com o da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que matou 774 pessoas em todo o mundo em 2003

Li Yang on Unsplash

O coronavírus pode vir a ter consequências económicas negativas para os países afetados, incluindo a China, alertou a Moody’s esta quarta-feira.

A agência norte-americana compara mesmo o coronavírus com o da epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) que matou 774 pessoas em todo o mundo em 2003. O coronavírus já contaminou quase seis mil pessoas na China, com o número de mortos a atingir os 132.

“Caso a incidência das infeções venha a escalar, pode vir a ter consequências económicas, como a epidemia de SARS em 2003 demonstrou”, começa por apontar a agência de notação financeira.

“O medo de contágio pode afetar o consumo, e afetar o turismo, viagens, comércio e serviços em países afetados. O fardo em setores de saúde em países afetados pode aumentar potencialmente”, segundo o diretor da agência Atsi Sheth.

 

Relacionadas

British Airways anuncia suspensão de todos os voos para a China

As companhias aéreas Lion Air, Cathay Pacific, Asiana, Jeju Air, Jin Air e Air Seoul também já anunciaram suspensão ou cancelamento de voos para território chinês por causa do coronavírus, que já matou 132 pessoas.

Fabrico de telemóveis pode ser afetado devido ao Coronavírus

Embora a cidade de Shenzhen ainda não tenha reportado nenhum caso de vírus confirmado, é nesta localidade que a maioria dos telemóveis são produzidos, podendo a produção dos mesmos estar ameaçada por contágio.

Coronavírus: Hong Kong encerra fronteira terrestre com a China. Autoridades confirmam primeiro caso de transmissão entre humanos Europa

Além do território continental da China, também foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, França, Alemanha, Austrália e Canadá.
Recomendadas

“O racismo é veneno”. Merkel reage aos ataques em Hanau, na Alemanha

Também a presidente da Comissão Europeia condenou os ataques que provocaram 11 mortos esta quarta-feira. Além das 11 vítimas mortais, quatro pessoas ficaram feridas. Entre os mortos estão o autor dos disparos e a mãe do atacante.

Vendas de batatas fritas galegas disparam 150% depois de aparecerem no filme coreano Parasitas

A Bonilla a la vista, empresa de Arteixo na Galiza fundada em 1932, viu as vendas dispararem à medida que o filme Parasitas granjeou sucesso e venceu quatro Óscars, incluindo melhor filme.

Assassínio de Olof Palme pode ficar resolvido este ano

“Acreditamos ter uma ideia bastante clara do que aconteceu”, diz o Ministério Público sueco, encarregado de investigar a morte do primeiro-ministro, sucedida em 1986. Era um dos amigos ‘internacionais’ de Mário Soares.
Comentários