A agência de notação financeira Moody’s subiu o rating da dívida sénior preferencial (Senior Unsecured debt) para Baa2 e da dívida subordinada (Subordinate debt) para Baa3, colocando a perspetiva em estável (Stable Outlook).
Em alta, foram também revistos os ratings de longo prazo dos Depósitos (Long-Term Bank Deposits) para A3; do Risco de contraparte (Counterparty Risk Rating) e avaliação do risco de contraparte (Counterparty Risk Assessment) para A2; da Avaliação base (Baseline Credit Assessment) para baa2; da Dívida sénior não preferencial a emitir ao abrigo do Programa de EMTN (Junior Senior Unsecured MTN) para (P)Baa2, revela o banco liderado por Pedro Leitão.
Esta é a quarta subida do rating do Banco Montepio nos últimos dois anos, num total de cinco níveis, com a dívida subordinada a alcançar o nível de investimento (investment grade) e a dívida sénior preferencial a consolidar-se nesse nível. O rating dos depósitos entrou no nível inicial da classe A, com uma notação de A3.
Segundo a Moody’s, o upgrade dos ratings do Banco Montepio reflete a sólida reserva de liquidez e a perspetiva da agência sobre a melhoria contínua da qualidade dos ativos.
“Esta ação de rating surge na sequência da atualização da metodologia da Moody’s aplicada ao setor da banca, publicada em 17 de novembro de 2025, que incidiu sobre a calibração de determinados fatores que compõem o modelo de avaliação da agência”, refere o banco.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com