As moradias são a tipologia de habitação preferida dos clientes da imobiliária RE/MAX Portugal, que até maio registou um total de 6.700 transações imobiliárias de moradias, com 610 para arrendamento e 6.090 para compra e venda. A imobiliária revela que estes negócios foram fechados em 285 concelhos.
São os portugueses que mais adquirem ou vendem moradias, tendo sido responsáveis por 80,6% das transações. Já a nível de investimento estrangeiro, os brasileiros, norte-americanos e ingleses são os que mais privilegiam este tipo de imóvel.
No entanto, os dados da RE/MAX revelam um decréscimo na procura de moradias por parte de clientes internacionais entre janeiro e maio, com os brasileiros a representarem apenas 5,6% dos negócios realizados, os norte-americanos correspondem a 2% e os ingleses a 1,5%.
Sintra foi o concelho onde foram registados o maior número de transações, com um total de 165, seguido do concelho de Cascais, com 159 transações, e o pódio fecha com Guimarães, a registar 152 transações. Já no final do top10 estão Vila Nova de Famalicão, com 95 transações, Vila Nova de Gaia, com 93 transações e por último Figueira da Foz, com 92 transações.
Quanto a tipologia, os T3 continuam nas preferências e a ser os mais procurados dos clientes, seguidos dos T2 e dos T4. Segundo os dados, no arrendamento as moradias T1 ganham relevância, por terem um preço mais acessível.
Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal, afirma que “normalmente as famílias preferem as moradias por um conjunto de razões. Desde logo, este tipo de imóvel tende a oferecer mais espaço em comparação com apartamentos”, por outro lado, “oferecem maior privacidade do que os apartamentos, além de que possibilitam ter um quintal ou um jardim”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com