[weglot_switcher]

Morreu Karl Lagerfeld, a mente da Chanel há mais de 50 anos

Ainda não são conhecidas as causas de morte do diretor criativo da Chanel que morreu esta terça-feira aos 85 anos.
  • D.R. / CHANEL
19 Fevereiro 2019, 12h37

Karl Lagerfeld morreu esta terça-feira, em Paris, depois de ter sido internado de urgência na noite passada, segundo avança a revista francesa Paris Match. Os rumores de que algo não estava bem com o estilista começaram durante a semana da moda de alta-costura da capital francesa, depois de Lageld ter faltado ao desfile da Chanel, marca da qual era diretor criativo há mais de 50 anos, “por se sentir cansado”.

Entrou na casa Chanel nos início dos anos oitenta, onde se manteve até à data enquanto diretor criativo, mas continuou a colaborar com outras etiquetas de luxo – criou a marca homónima e inaugurou a primeira loja numa das zonas mais nobre de Paris,  reinventar a marca Chloé, num altura que esta se encontrava em pleno declínio, e emprestava a sua criatividade à Fendi. Atualmente, assinava 10 coleções por ano – seis para a Chanel, duas para a Fendi e as restantes para a marca própria.

O ícone de moda, conhecido pelo seu visual irreverente, protagonizou várias polémicas ao longo da sua carreira. Em 1993, convidou uma stripper e atriz pornográfica para desfilar pela Fendi, causando desconforto no público que assistia ao desfile. O recorrente uso de pele verdadeira nas suas peças era outro ‘ponto-quente’ da sua vida profissional.

Ainda não são conhecidas as causas da morte mas tudo indica que não tenha resistido a “uma doença prolongada”, segundo refere a revista de moda Vogue.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.