[weglot_switcher]

Mortágua defende que grande prioridade do país é “aumento dos salários” para 900 euros em 2024

“Há uma grande maioria de pessoas em Portugal que trabalham e são pobres, que trabalham e não conseguem pagar a casa, que trabalham e não conseguem pagar as contas do supermercado”, referiu a bloquista.
Cristina Bernardo
4 Outubro 2023, 17h39

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, reuniu-se com a líder da CGTP, esta quarta-feira, e no fim defendeu o aumento dos salários.

Mariana Mortágua sublinhou o acordo entre ambas as partes sobre “uma das grandes prioridades do país” ser “aumentar os salários”, numa altura em que “dois em cada três trabalhadores recebem abaixo de mil euros por mês”.

“Há uma grande maioria de pessoas em Portugal que trabalham e são pobres, que trabalham e não conseguem pagar a casa, que trabalham e não conseguem pagar as contas do supermercado”, referiu a bloquista.

A coordenadora do BE lembrou que a proposta do partido “propõe que em 2024 o salário mínimo nacional seja de 900 euros e seja aumentado ao longo do ano para compensar qualquer perda de poder de compra”.

No entanto, Mortágua advertiu também que “aumentar o salário mínimo não é suficiente”. Se o salário médio não aumentar, “uma grande parte da população” ficará “numa situação de empobrecimento crescente”.

Sobre o Orçamento do Estado, Mortágua apontou que os cidadãos podem “esperar do Bloco de Esquerda neste OE2024 é solução para a habitação, soluções para o SNS, soluções para os salários”,

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.