[weglot_switcher]

Moscovici: eleição de Trump “é mais um wake up call”

O comissário europeu para a Economia, Pierre Moscovici, disse hoje em Bruxelas que a eleição de Donald Trump é “um wake up call, mais um” e apelou à reflexão.
10 Novembro 2016, 10h35

O comissário europeu para a Economia, Pierre Moscovici, disse hoje que a eleição de Donald Trump nos EUA “foi possível porque muita gente se sente deixada de fora no processo da globalização”. Por isso, acrescentou, a Europa e o mundo desenvolvido têm de colocar a diminuição das desigualdades entre as elites e o povo “no topo da lista” de prioridades.

“É um wake up call, mais um. E devemos reflectir”, disse Moscovici aos jornalistas presentes num seminário em Bruxelas. “Temos de fazer um esforço na política económica, na orçamental, na fiscal, na monetária… E temos de comunicar melhor essas opções às pessoas. Temos de estar perto das pessoas. (…) Se não o fizermos, vamos perder”, garantiu.

Questionado sobre se o referendo em Itália, em Dezembro, ou as eleições em França, em Abril, podem ser a próxima crise, o comissário europeu disse que a Europa tem de trabalhar para “evitar” que haja próximas crises.

Sobre Trump, não escondeu que não era a candidatura que preferia, mas garantiu que Bruxelas irá trabalhar com o novo presidente. “Trump é o presidente. Ontem era candidato e podíamos ou gostar da sua candidatura, agora é o presidente e vamos trabalhar com ele”, disse.

“Mas não quero Marine Le Pen em França, temos de ter governos e políticas capazes de o evitar”, concluiu.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.