PremiumMota-Engil lidera corrida a projeto de 440 milhões no Gana e tem mais obras à vista em África

Consórcio integrado pela construtora nacional foi pré-qualificado para a construção, operação e manutenção, até 2052, da autoestrada que vai ligar a capital do país africano, Acra, à cidade onde está instalado o maior porto.

O consórcio liderado pela construtora portuguesa Mota-Engil foi classificado com a melhor proposta para vencer o concurso para a conceção e construção de uma autoestrada no Gana, entre a capital do país e a cidade industrial de Tema, onde se localiza o maior porto daquele país africano. Trata-se da primeira PPP – Parceira Público-Privada em curso no Gana, com um valor de investimento avaliado em cerca de 500 milhões de dólares, cerca de 442 milhões de euros. Em causa está um projeto greenfield (de raiz), com um prazo de concessão previsto até 2052.

O consórcio integra a AIIM – Africa Infrastructure Investment Managers, um fundo de investimento em infraestruturas da África do Sul; a STOA, uma subsidiária da francesa Caisse des Dépôts; e o grupo de engenharia Egis, também de origem gaulesa. O agrupamento conta ainda com o Jacobs Engineering Group, anteriormente designado LeighFisher, na qualidade de assessor técnico.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Associações empresariais do setor da construção concluem processo de fusão

AICCOPN será a associaçãosobrevivente, com Manuel Reis Campos a manter a presidência.

Mota-Engil assina contrato de 280 milhões de euros em Angola

O contrato, para reabilitar a estrada EN230 entre as localidades angolanas de Muamussanda e Saurimo, tem a duração de 18 meses. Da empreitada faz ainda parte a construção da nova Variante Circular de Saurimo numa extensão de 39,5 quilómetros.

Teixeira Duarte com prejuízos de 5,4 milhões de euros no primeiro semestre

O grupo refere que o volume de negócios na construção diminuiu 100.744 milhares de euros, o que corresponde a uma redução de 38,1% face ao período homólogo.
Comentários