O técnico português José Mourinho, que esteve duas épocas no Manchester United entre 2016 e 2018, foi responsável pela contratação daqueles que foram considerados os maiores fiascos financeiros da história dos ‘red devils’: o médio francês Paul Pogba e o avançado belga Romelu Lukaku. A conclusão é de um estudo do site “SafeBettingSites”.
O internacional francês, que chegou a Manchester em agosto de 2016, custou 105 milhões de euros ao mítico clube inglês, proveniente da Juventus. No entanto, após seis épocas em que apenas ganhou uma Liga Europa, Paul Pogba iria deixar o United a custo zero rumo a Turim e à Juventus.
A outra transferência apontada como desastrosa é do goleador belga Romelu Lukaku. Recorda o estudo que o avançado foi contratado ao Everton em 2017 por 85 milhões de euros (também com Mourinho a ser preponderante nessa contratação) mas acabou por sair duas épocas depois (rumo ao Inter de Milão) sem deixar marca.
Fora do período de vigência do técnico português, o estudo aponta um terceiro nome como fracasso financeiro: o defesa central Harry Maguire custou 85 milhões de euros, proveniente do Leicester em 2019, e esta temporada está a ter dificuldade em chegar à titularidade.
Acrescenta este estudo que o Manchester United foi a equipa que mais dinheiro gastou em contratações desde 2014: 1,3 mil milhões de euros. Chelsea, PSG, Arsenal, Manchester City, Newcastle, Barcelona, Tottenham, AC Milan e West Ham fecham o top10 nesta lista de clubes mais gastadores da última década.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com