[weglot_switcher]

Multas por falar ao telemóvel enquanto conduz vão subir quase 50%

Multas que eram de 120 euros passam para 250 euros e as que estavam no patamar de 600 euros passam para 1.250 euros, de acordo com as medidas aprovadas esta sexta-feira em Conselho de Ministros para o Código da Estrada.
27 Novembro 2020, 15h22

As coimas por falar ao telemóvel enquanto se conduz vão ter uma subida de quase 50%, de acordo com a medida aprovada esta sexta-feira em Conselho de Ministros, no âmbito de uma série de alterações introduzidas no Código da Estrada.

“Relativamente ao agravamento das coimas, o que está previsto é que as multas que se cifravam no patamar dos 120 euros passam para 250 euros e as que estavam no patamar dos 600 euros passam para 1.250 euros. Estamos a falar de um aumento de quase 50%”, explicou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, em conferência de imprensa.

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o decreto-lei que altera o Código da Estrada e respetiva legislação complementar, transpondo a Diretiva 2020/612, onde se insere esta atualização das coimas por uso de telemóvel na condução de veículos.

Este diploma “pretende dar resposta ao cada vez maior grau de exigência de que se revestem os objetivos de promoção da segurança rodoviária e de diminuição da sinistralidade”, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.