[weglot_switcher]

Multidões no Reino Unido após reabertura dos bares. Governo diz que “agiram com responsabilidade”

Polícia de regiões como Devon, Essex ou Cornwall recebeu mais de mil chamadas devido a “distúrbios relacionados com bebida”. O ministro da Saúde, Matt Hancock, afirma que, na generalidade, houve “responsabilidade”, apesar de “algumas fotografias em contrário”.
5 Julho 2020, 12h54

Bares, restaurantes, cabeleireiros, cinemas e hotéis abriram este sábado no Reino Unido, pela primeira vez desde o final de março. No primeiro dia deste novo passo na reabertura da economia britânica, houve filas e multidões à porta destes estabelecimentos comerciais, de acordo com os relatos da “CNN” e “Al Jazeera”.

Na cidade de Londres, as pessoas reuniram-se também em jardins, o que levou a polícia metropolitana a alertar para a necessidade de responsabilidade neste alívio do lockdown. “Mantenham-se a salvo, com distanciamento social e outras orientações que foram adotadas”, advertiram as autoridades, na redes social Twitter.

E noutras zonas de Inglaterra, como em Devon, Essex ou Cornwall, a mesma situação verificou-se. A polícia destas zonas do sudoeste do país recebeu mais de mil chamadas de populares no sábado devido a “distúrbios relacionados com bebida”.

No entanto, o Governo desvalorizou esses ajuntamentos e mostrou-se satisfeito com o comportamento da generalidade da população. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse este domingo à “Sky News” que, na generalidade, “as pessoas agiram com responsabilidade”, “embora haja algumas fotografias em contrário”. “As pessoas devem aproveitar o verão com segurança”, referiu.

Em declarações à estação televisiva, o governante lembrou o exemplo de Leicester, em que não se abdicou de “medidas drásticas”, mas realçou que “o plano geral sempre passou pelo levantamento das restrições para tentar levantar as medidas nacionais”.

Segundo os dados oficiais, o Reino Unido, que pôs Portugal de fora do corredor aéreo, registou 67 vítimas mortais da Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 44.198 desde o início da pandemia. Entre sexta-feira e sábado foram detetados mais 624 novos casos do novo coronavírus e foram realizados 171.540 testes de diagnóstico em todo o país.

https://twitter.com/StephenBLowe/status/1279522924836409344

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.