Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
“No BPI até agora foram 450 pedidos de bonificação [do crédito]”, revelou João Pedro Oliveira e Costa. O CEO do BPI admite ir mais longe do que a CGD na redução do spread do crédito à habitação para os clientes elegíveis para a bonificação do Estado. Também admite que chegou o momento em que haverá ajustamento das comissões. “Vai ser a arma para conquistarmos quota de mercado”, disse.
Portugal compara bem na remuneração dos depósitos?
Quando comparamos Portugal com a média europeia é importante perceber que a maior parte dos bancos dos países do centro da Europa financia-se em grandes empresas. Em Portugal, os bancos financiam-se nos particulares [os depósitos de particulares têm maior peso], até porque as grandes empresas, normalmente podem aceder aos mercados internacionais. Só para ter uma ideia, em França apenas 28% dos depósitos estão em particulares, o resto são grandes empresas. Mas Portugal não tem um tecido empresarial de grandes empresas. O segundo ponto muito importante é que os depósitos da maior parte dos bancos europeus são a dois e a três anos e sem capacidade de desmobilização antecipada. Não é comparável com depósitos a três meses ou a seis meses em Portugal. Quando fazemos estas comparações é importante ter uma ideia do que estamos a falar.
Penso que esta normalização dos depósitos era previsível, sempre disse que os bancos iriam acabar por pagar pelos depósitos e é o que está a acontecer hoje e está a ser muito rápido.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com