[weglot_switcher]

Não deixe voar as suas poupanças. Saiba aqui dez dicas para manter a saúde das poupanças

Crie um fundo de emergência: deve ter de parte um montante equivalente até seis salários para alguma emergência que possa surgir.
27 Janeiro 2023, 07h45

O dinheiro parado não traz rentabilidade. Portanto, o ideal é saber aplicar as suas poupanças sem correr grandes riscos. Deixamos-lhe algumas recomendações para aplicar o seu dinheiro: 

  1. Antes de investir pague as suas dívidas: enquanto não se libertar dos pequenos créditos, será difícil conseguir poupar, ou se o fizer será a um ritmo muito mais lento. Não nos referimos a empréstimos de longo prazo, como o crédito da casa. 
  2. Tenha atenção à fonte de informação: os conselhos dos amigos poderão não ser a fonte mais credível e isenta. Esteja alerta quanto a esquemas piramidais que são promovidos sobretudo por amigos e conhecidos e à pressão de influenciadores digitais que dão aconselhamento na área de finanças.  
  3. A poupança deve ser encarada como uma despesa: não deixe para poupar o que sobra no final do mês, pois corre o risco de não ter nada para poupar. Deve fazê-lo à semelhança de qualquer outra despesa, ou seja, deverá ser logo reservado assim que recebe o seu ordenado.
  4. Crie um fundo de emergência: deve ter de parte um montante equivalente até seis salários para alguma emergência que possa surgir.
  5. Atenção à inflação, pois esta é ponto de referência do rendimento: entende-se por inflação a subida dos preços na economia. Se a sua poupança valorizar menos do que a taxa de inflação significa que está a perder o valor, o que pode ser prejudicial caso este cenário se mantenha a longo prazo. 
  6. Inicie uma poupança para a reforma: o ideal é assim que o consumidor começa a trabalhar possa aderir a um PPR.
  7. Não invista em produtos desconhecidos: se não conhece ou não entende um determinado produto financeiro, não invista. 
  8. Não coloque todas as suas poupanças no mesmo banco, nem no mesmo produto: esta é uma recomendação para diminuir o risco de investimento.  
  9. Não invista mais do que aquilo que pode: aplique nos produtos com maior risco apenas o montante que tem a certeza de que não irá necessitar a curto ou médio prazo.  
  10. Escolha os produtos de investimento de acordo com o seu perfil.  

Conte com a nossa ajuda.  

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO. 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.