[weglot_switcher]

Não forneça códigos bancários a desconhecidos, alertam PSP e ComparaJá.pt

No âmbito da campanha “Não dê crédito ao dinheiro fácil”, a PSP e o ComparaJá.pt alertam para os perigos de facultar dados bancários a desconhecidos que prometem crédito fácil online.
15 Agosto 2019, 07h35

Em nenhuma situação deverá partilhar quaisquer dados de acesso às suas contas bancárias ou aos seus cartões de crédito com desconhecidos que prometam empréstimos fáceis e imediatos em portais de anúncios, fóruns online ou nas redes sociais, alertam a PSP e o ComparaJá.pt no segundo vídeo da campanha “Não dê crédito ao dinheiro fácil”.

“Se o suposto credor, com o mote de necessitar de validar a capacidade financeira para pagamento das prestações do crédito, exigir a partilha de códigos bancários, as pessoas devem sempre negar-se a fazê-lo”, afirma José Figueiredo, CEO do ComparaJá.pt.

O responsável do portal de comparação de produtos bancários explica que “Tendo acesso ao homebanking ou aos números e CVV do cartão de crédito, facilmente os potenciais burlões poderão realizar transações e lesar as vítimas em vários milhares de euros”.

 

Número do cartão de crédito e CVV

O número do cartão de crédito corresponde ao conjunto de dígitos que identifica um determinado cartão e está sempre presente na parte da frente do cartão.

Já o código de segurança (CVV) corresponde aos três números (ou quatro, caso se trate de um cartão da rede American Express) inscritos na parte de trás do cartão de crédito. O CVV visa prevenir fraudes e serve para proteger os dados do titular do cartão para pagamentos que não necessitem do cartão físico, nomeadamente compras online.

Consultar entidades credenciadas

“Confie apenas em profissionais e entidades credenciadas pelo Banco de Portugal para a concessão de empréstimos” é a principal mensagem sublinhada no âmbito desta parceria que pretende sensibilizar os portugueses para os perigos associados às ofertas de empréstimos entre particulares e entidades não habilitadas, os quais deixam os consumidores desprotegidos face a condições abusivas e a eventuais burlas.

Para confirmar quais os intermediários de crédito autorizados a exercer atividade em Portugal, os cidadãos poderão aceder ao portal do Banco de Portugal.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.