A Navigator tem estado a apostar na transição digital e na Inteligência Artificial (IA), tendo nos últimos dois anos desenvolvido mais de 30 projetos digitais, com a aplicação de IA, machine learning, robótica e visão artificial em diversas áreas e segmentos de negócio.
Em comunicado, a empresa revela que os projetos têm tido retorno na redução dos custos de produção, na otimização processual, na satisfação do cliente ou na produtividade das equipas.
Os modelos de machine learning têm estado “a apoiar a empresa em processos de decisão operacional e de gestão com forte impacto no pilar ambiental, como o consumo de fibra (otimizando o consumo de madeira), de químicos (tornando o processo mais eficiente e reduzindo o impacto ambiental) ou os parâmetros de qualidade (cumprindo especificações e minimizando desperdício)”.
A papeleira destaca algumas iniciativas dos projetos, como a otimização da gestão logística e a implementação de soluções de Advanced Process Control (APC) no segmento da pasta, permitindo melhorias na qualidade e estabilidade do processo, bem como a otimização do consumo de químicos.
A empresa reconhece a “importância do papel transformador da IA e da transição digital nas organizações, além da vertente ambiental, o roadmap da Navigator nestas áreas contempla também contributos decisivos para as componentes social e de governança”.
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