Setembro, em regra, é um mês financeiramente difícil para as famílias, sobretudo pelo aumento dos gastos com a educação. Este ano a situação é especialmente complicada para as famílias que veem os seus orçamentos ainda mais reduzidos para fazer face a todas as suas despesas. Uma inflação ainda elevada, conjugada com aumenta da prestação do crédito à habitação, leva muitas famílias a terem de fazer uma autêntica ginástica financeira em orçamentos que já não esticam mais.
Para enfrentar esta fase do ano de forma mais equilibrada e consciente, deixamos-lhe alguns conselhos.
Devo preparar o regresso às aulas com antecedência?
É essencial que a família prepare antecipadamente e em conjunto esta época do ano. Começar por elaborar, desde o início do ano lectivo, o orçamento mensal integrando um item destinado a poupança, uma espécie de pé-de-meia para poderá fazer toda a diferença para conseguir enfrentar as despesas do regresso à escola com algum equilíbrio financeiro.
Quais os passos que devo seguir para preparar o regresso às aulas?
Verifiquei que não tenho dinheiro para fazer face as despesas com o regresso as aulas, devo recorrer a cartão de crédito ou ao crédito pessoal para fazer face a estas despesas?
Utilizar crédito para adquirir material escolar ou outros itens é uma decisão que deverá ser muito ponderada e consciente e sempre de acordo com a realidade financeira de cada família. Contudo, há que considerar que estamos a falar de créditos que pressupõem o elevado pagamento de juros. Não se esqueça que no mês seguinte terá de pagar a prestação associado ao crédito e que este montante poderá desequilibrar o seu orçamento familiar, levando a um agravamento das dificuldades financeiras e da sua taxa de esforço. Atenção, se não sentiu os efeitos da subida da prestação do crédito à habitação, ainda pode vir a sofrer esse aumento aquando da sua revisão, pelo que contratar qualquer outro crédito é um risco acrescido para o seu orçamento.
Tenho baixos recursos financeiros e não consigo fazer face as despesas escolares, o que posso fazer?
Poderá recorrer à ação social escolar. Este apoio é direcionado a crianças e jovens que integram famílias economicamente vulneráveis, consistindo na comparticipação económica de um conjunto de despesas, como por exemplo alimentação, material escolar, visitas de estudo e em alguns casos até transporte. Para tal, deverá informar-se no estabelecimento de ensino ou junto dos agrupamentos de escolas e das associações de pais sobre os critérios de acesso, o procedimento de candidatura e demais informações. ´
Paralelamente, alguns municípios oferecem kits escolares aos alunos das escolas da sua área de jurisdição, que, em regra, incluem material escolar.
Viva o regresso as aulas com equilíbrio financeiro e siga os nossos conselhos.
Conte com o apoio da DECO. Contacte-nos! Agende a sua consulta através dos contactos: 213 710 238 ou email: gas@deco.pt. Visite o nosso site DECO.PT e siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com